segunda-feira, 1 de março de 2010

INICIADOS E JUVENIS

Os Iniciados ganharam ao Caldas por 4-0 e muito dificilmente, vão a fase seguinte, mas no fim de contas fazem um bom campeonato, e para o ano vai haver mais...

Os Juvenis acabaram o Campeonato a empatar em casa com o Torreense e deitaram por terra uma ultima esperança de irem a fase seguinte, de qualquer modo fizeram um campeonato bom ficando em 6º lugar a 6 pontos do 3º que foi Belenenses, o curioso é que a Naval não foi inferior as equipas que ficaram acima deles na tabela classificativa, e sim inferior aqueles que ficaram abaixo, não se entendendo bem porque, mas quem não ganha aos últimos corre risco de não ter sucesso.
Alias esta equipe de juvenis teve o sucesso que as pessoas quiseram, era a equipe que provavelmente tinha mais capacidades para chegar mais longe no campeonato em que estava inserida, ainda assim fizeram um bom campeonato atendendo as condições de trabalho, e acho que podiam ter ido mais longe, mas infelizmente para estes jogadores, não voltam a ter outra oportunidade como esta.
Uma equipe são 20 jogadores, e não 9 ou 10, alem de todos os jogadores terem que ser iguais aos olhos do treinador, e parece que nesta equipe não era assim, uns eram afilhados outros eram enteados, e eu sei do que falo e assumo o que digo, e não é só do que tenho em casa, porque sei o que tenho, mas de outras queixas que se vão ouvindo.
E se calhar fui enganado, ou até talvez usado, e depois corrido, parece que estava a mais, ao principio era tudo rosas, depois espinhos, mas a primeira todos caem, a segunda já só quem quer.
Só quero aqui dizer publicamente para quem quiser ler, que tenho uma enorme frustração por esta equipe de juvenis os meus meninos de 7 anos não passarem desta fase, e tiveram ou alguém tentou que tivessem as melhores condições de treino e jogo, o que nem sempre foi possível.
Agradecer publicamente a um pai que teve em conjunto comigo e com o Carlos uma atitude muito boa e exemplar, na ajuda a esta equipe, no principio e na preparação desta época.
Enquanto uma ovelha ranhosa só derrotava, esse mesmo que nas 1ªs reuniões até marcava o campo, lavava os equipamentos e não só, não queria deixar os miúdos sem rumo, se calhar só queria era o dinheiro ao fim do mês que faz falta para pagar o carro ou o apartamentos .
Meus agradecimentos ao meu amigo MOITA, que conseguiu ajudas preciosas, ele também deve estar um pouco frustrado mas a vida continua, os cães ladram e a caravana passa, um grande abraço e um bem haja ao MOITA .
Claro que outros pais, ou praticamente todos estiveram sempre com as alegrias e as tristezas desta equipe e que sempre a acompanhou para todo lado, eu infelizmente para não correr o risco de ser acusado daquilo que não sou, nem sequer que desconfiassem de qualquer coisa a meu respeito, ajudava de longe.

9 comentários:

  1. Sr Luis Vinagre a pior de todas as criticas é sem duvida a critica destrutiva, disfarçada de critica construtiva. A critica construtiva deixa-nos sempre com uma sensaçao de euforia e vontade de limar aquelas arestas que ainda denunciam algumas imperfeiçoes. Deixam-nos com vontade de pagar um jantar a quem nos abriu os olhos e uma impressao de que se criou um laço afectivo para a eternidade, com aquele alguem que contribuiu para o nosso sucesso, de forma desprendida e desinteressada.
    Já a critica destrutiva, deixa um sabor amargo, desperta todos os medos e anseios que há em nós e quase que nos leva a pedir desculpa por existirmos e até por tentarmos fazer qualquer coisa de util. A critica destrutiva paralisa.
    No entanto, sao dois tipos de critica perfeitamente identificaveis e que por serem tao evidentes, acabam por nao oferecer grande margem de duvida, porem, surge uma terceira forma de apreciaçao que é devastadora, demolidora e altamente venenosa, por ser simpatica, por ser proferida entre sorrisos, por 90% das vezes vir da boca daqueles que por serem demasiado frustados ardem de raiva e inveja... refiro-me obviamente, à CRITICA DESTRUTIVA, DISFARÇADA DE CRITICA CONSTRUTIVA.
    Podemos viver anos em negaçao, insistindo na interiorizaçao de cada "conselho" destes tios, primos, irmaos, amigos de infancia e ate dos proprios pais e realmente acreditarmos que quando nos dizem que só sabemos partir tudo, que nao somos nada responsaveis, que é melhor nao pormos em pratica esta ou aquela ideia porque os nossos planos dao sempre para o torto e que tudo isto é para nosso bem, seja mesmo verdade.
    Tudo o que fica é um vazio, a frustaçao de "ser inferior e incapaz", mas como foi dito com tanto "amor" é porque só pode ser verdade!
    Tenho aprendido que a unica maneira de nao cair na armadilha da critica, é começar por avaliar o critico e só depois a apreciaçao que nos foi feita. O que é que essa pessoa já construiu na vida? Tem amigos? Como sao os seus relacionamentos? Como é o seu discurso normal? Concentra-se mais em assuntos uteis, ou passa a vida a falar dos outros e sobretudo, dos erros dos outros. Se calhar, nem vale a pena ponderar no que nos foi dito.
    Ha momentos na vida em que precisamos de analizar quem nos rodeia e porque é que damos tanta importancia ao que nos dizem. Podemos chegar á conclusao que se calhar, sozinhos, ja alcançamos mais que essas pessoas todas juntas! Entao porque é que volta e meia ainda paralisamos com as suas palavras? Por acharmos que gostam de nos e só querem o nosso bem? Talvez queiram, mas nao sabem fazer-nos bem, assim como quem possui um livro valioso e o estima, mas porque nao o sabe ler, mantêm-no encarcerado numa gaveta qualquer, só para dizer que o tem, que é dele, mas nunca ha-de permitir que as suas letras transformem vidas.
    Sr Luis Vinagre gostava que me esclarece-se uma duvida. O Sr é director de quê na Associaçao Naval 1º Maio, é que fui verificar os elementos da direcçao dessa Associaçao e nao consegui descobrir o seu nome.
    Um Bem-Haja e até sempre.
    Antonio Barreto.

    ResponderEliminar
  2. Boa Noite Sr. Barreto
    Vou-lhe dizer que na Naval não sou director, nem vogal, nem socio sou, se calhar para seu espanto, unicamente sou seccionista dos juniores, mas se calhar faço mais, ou fiz do que 100 socios juntos, e porque, se não me conhece vou-lhe contar a minha histia.
    Eu chego a Naval pela mão do Ze Carlos em 2000/2001, saido de jogador durante 20 anos comecei aos 11 pelas mão do sr. Simões de Oliveira e quis terminar quando tinha 31 e já não queria jogar mais, estava no Cova Gala, para o ajudar na equipe de iniciados na altura no distrital, mas já fui condutor, massagista, marcador de campo, limpador de balneario, a 4 anos que é da minha responsabilidade os bares do futebol senior, que revertem os lucros para o futebol juvenil, ja dei comida a jogadores, todo o combustivel que gastei a levar os escolinhas, infantis, iniciados, juvenis, tudo no distrital foi tudo por minha conta, inclusive as sandes e e os sumos que os miudos comiam e bebiam depois dos jogos, e isto tudo sem ganhar um tostão, ouviu, sem ganhar nada, ao contrario de outros que andam lá por interesses monetarios e que se andam a oferecer quando começam as epocas andam pela sede da Naval parecem uns parasitas, ao contrario daquilo que pensa eu pago para andar na Naval, e saio a qualquer altura de cabeça bem levantada com sentimento de serviço feito.
    E se alguem lhe dizer que me pagou o que quer que seja só tem que provar, até os veiculos da Naval eu peço a pessoas amigas para os revisionar, pintar ou arranjar, e os custos são só as peças e mesmo assim a Naval não paga.
    Mas ainda lhe digo mais eu sou talvez e sem modestia o seccionista da Naval com mais titulos, senão veja:
    Campeão Distrital de juniores como jogador com o treinador Baia em 1986/1987, Campeão Distrital de escolinhas com o treinador Joao Luis, na carapinheira contra o esparança, Campeão Distrital de infantis com o treinador Mario Couceiro equipa sem derrotas, Campeão Distrital de Juvenis com o treinador Ze Carlos, Campeao Distrital de Juniores com Paredes e Cesar, Campeao Nacional da Segunda Divisão de Juniores com Luis Miguel Carvalho, Joao Camarao, Joao Luis e Ze carlos, se o sr. acha que isto é pouco e não descobre o meu nome então anda de olhos fechados ou não viu estas vitorias nos ultimos 9 anos, já para não dizer que nesta gestão do sr. Joaquim Parente, sr. Ze Carlos eu Luis Vinagre e tambem outros que não vou aqui enumerar, tenho efectivamente tomado parte com muita actividade , e nunca a Naval teve tanto tempo seguido todas as equipes aos mais alto nivel nos escaloes que representam, escolinhas já foram campeões ou estão sempre nas fases finais, bem como oe infantis, e ja há 5 anos a esta parte que iniciados, juvenis e juniores competem ao mais alto nivel com uma ida à duas epocas dos juvenis a fase final, e o sr. acha que estes resultados vem de onde?
    De estar sentado no sofá a ver na televisão? Será que é a critcar ou a actuar, ou será que é do trabalho desenvolvido ao longo destes 9 anos e que nem a Camara Municipal reconhece, nem os proprios socios sabem se o departamento de futebol juvenil tem dinheiro para pagar aos treinadores ou onde o arranja, que os socios não se preocupam com duzentos e tal atletas no futebol sem condições nenhumas de treino e jogo, que aquele campo é igual desde que eu fui campeão de juniores em 87, o que fazem estes Srs. para ajudar, nunca vi, há ja 9 anos que vejo as mesmas caras para trabalhar, porque para receber dinheiro vão se mudando algumas.
    Espero que esteja esclarecido r que compreenda que se eu tivesse dado valor a alguns idiotas nunca tinha continuado nesta situação, porque se houve campeõs foram todos,os treinadores, foram a equipe, os pais e os familiares, todas as equipes de que fui seccionista consguia uma verdadeira equipe desde os pais aos treinadores.

    ResponderEliminar
  3. Caros amigos:-ao deambular pela blogosfera,e fazendo um zapping generalizado,dei-me com este blog.Fiquei estupefacto!....O sr.Barreto,filosofou e esclareceu para mentes mais entendidas....O sr.autor deste blogue,respondeu com uma autoridade,despotismo e...arrogancia,própria de quem não tem outro meio ou maneira de se impor.Mas pergunto:-referente ao artigo que cita os juvenis,da Naval:-Será que o sr.não estará a "comer",do mesmo fel com que infernizou(!!!),a referida equipa na época anterior?Será que o sr.,por se julgar pessoa importante(sem a qual nada pode ser feito,ou dito),não Pôs e Dispôs,sobre tudo aquilo que dizia respeito a essa mesma equipa?
    Será que o sr.,não foi um apoiante confesso e defensor entusiasta de toda a equipa técnica,actual,dessa mesma equipa?O Sr.refere trabalho de seis,sete anos feito anteriormente...Porque razão foi esse trabalho interrompido?Qual a razão?Se o sr.for digno responda,mas responda com exactidão,verdade e com a humildade de reconhecer que foi um erro...Erro esse que prejudicou muitos atletas..Se entender que deve publicar este meu simples comentário,publique-o,senão a sua consciência que o decida,analise e ...aprenda,porque quem é humilde,aprende com os erros....

    Um pai de um juvenil da época 2009/2010.

    ResponderEliminar
  4. Sr. Pai anonimo, se calhar fui eu o prncipal responsavel por esta equipe tecnica, assumo que fui acerrimo defensor destes 3 elementos, sim 3 Joao Camarão, joao Luis e Luis Vinagre, porque o outra Joao era só verbo de encher, bati o pé contra o coordenador para não colocar o treinador que queria, mas tambem pensei que o trabalho ia ser partilhado por todos e não uns tentarem impor-se aos outros,e depois da atitude de não querermos jogar naquele campo, daquele sabado dia de apresentação, parece que tudo mudou em relação a minha pessoa, queriam ver-me pelas costas, porque o que se tinha combinado quando ficou decidido ser esta equipe tecnica, não estava a ser cumprido e estavam a desconfiar de mim, apercebi-me que era persona non grata e saí, saí porque não concordava com determinadas situações que se passavam, mas atenção tive sempre o cuidado de as pessoas que eram visadas contra o que combinamos, eram sempre as primeiras a saber, nunca andei a puxar o tapete a ninguem, e se calhar podia ter feito.
    Mas não é arrogancia é a pura verdade e se chama arrogancia a verdade, esse é o meu maior defeito é ser verdadeiro, e talvez duvido que o Sr. anonimo seja um pai que me conhece como outros á mais de 7 anos.
    Até porque efectivamente eu tive estes titulos todos, e os pais dos jogadores que me acompanharam desde o inicio, são tambem amigos.
    Agora depois de tudo passado assumo que apostei nas pessoas erradas, ou talvez não, foi esta a decisão tomada por Sr. Parente e Ze Carlos, e eu queria que fosse esta equipe tecnica, as vezes erramos, porque quando fomos campeos Nacionais nos juniores falei muito com o treinador que conhecia menos e achei que era uma boa aposta, o outro sempre foi um rato de balneario, um jogador da bola e tem um,a visão do futebol muito boa, mas não deu para continuar, podia ter sido melhor, podia ter sido pior quem sabe?
    Agora estou a defender os Juniores porque o treinador que foi para lá disse que queria que eu fosse com ele pela minha experiencia com tudo o diz respeito a organização dos jogos, relação com arbitros e mesmo com o grupo de trabalho por isso o passado ja la vai e o que interessa é o futuro, mas engane-se que eu não sou insubstituivel, já ganhei muita coisa, mas é com os erros que vou aprendendo, e atenção ganhei mas não foi sozinho foi em equipe, que é assim que gosto de trabalhar.
    espero que tenha respondido as suas questoes e não tenha medo de dizer quem é porque de mim todos os meus amigos e alguns inimigos sabem do que sou capaz.

    ResponderEliminar
  5. deixem-se de m...... a formacao da Naval vale mais que tudo isso, ja temos tantas dificuldades somos tao poucos nao temos necessidade de andar-mos a porrada uns aos outros. quem le este blog e quem escreve e quem anda na Na<val sao os mesmos para que isto.
    viva a Naval
    parente


    parente

    ResponderEliminar
  6. Sr. Parente uma coisa você tem razão quem escreve neste blog sou só eu, quem critica são os outros, temos grandes dificuldades é verdade, mas quando toca a trabalhar somos sempre os mesmos não acha?
    Experimente dizer a 2 ou 3 que lá andam a dizer para andarem a borla a trabalhar sem ganhar para ver se eles ficam.
    Eu só comento resumos de futebol, e digo algumas verdades, mas quando os outros comentam certas situações eu tenho que responder a verdade, porque fui e vou continuar a ser sempre o Vinagre que voçê conhece, quando é preciso lá estou sem interesses nenhuns.E sempre a defender primeiro a Naval
    E estes comentarios para mim já eram, o meu interesse ou o nosso interesse é deixar os juniores na 1ª divisão, e foi para isso que me quiseram lá, e isso eu não vou falhar.
    E sabe que as vezes convem desviar as atenções das pessoas desta equipe, só para não criar pressâo e assim passamos a pressão para outros lados, se é que me perdebe!

    ResponderEliminar
  7. Antes de mais referir que não é do meu agrado ter que recorrer a este espaço para escrever seja o que for, de qualquer das formas é aqui que eu e os meus colegas temos sido sistematicamente “atacados” e por isso faz sentido que seja aqui que nos temos que defender.
    Em primeiro lugar dizer que é inaceitável e muito mal vai a Naval e o seu futebol jovem, quando um seccionista , se ache com legitimidade e com o direito de poder criticar destrutivamente e ofender de uma forma gratuita e baixa os treinadores que seriamente e apesar das dificuldades, procuram servir o clube e as suas equipas o melhor que sabem e podem.
    É de todo inaceitável que depois de uma época tão difícil, em que os treinadores têm que fazer de tudo e mais alguma coisa, sejam acusados de estar no clube só por dinheiro quando receberam a 1º vez ao fim de 5 meses!!!
    Na verdade o Sr. Luís Vinagre fez alguma força para que fosse esta a equipa técnica dos juvenis, equipa que ele se intitulava ser o dono, só que, a sua principal intenção era afastar outro possível treinador que não era do seu agrado, pensando ele, que com o novo treinador o seu espaço de intervenção a nível técnico ia ser grande,… cedo verificou que as coisas não iam ser bem assim e também cedo mudou a sua atitude em relação à equipa e ás suas reais funções que eram as de seccionista. No início foi sempre uma pessoa activa na procura de condições importantes, nomeadamente o campo sintético para jogar e treinar, mas quando verificou, que as opções do treinador não iam ao encontro daquelas que por si tinham sido idealizadas e que o seu raio de acção em relação a isso ia ser muito curto ou mesmo nulo, tudo mudou, o desleixo e o desinteresse começaram a ser evidentes.
    Moral da história, os treinadores bestiais passaram a bestas num instante e isto só porque não faziam aquilo que ele queria ou achava melhor. Mas é importante que se esclareça que a escolha dos treinadores é da responsabilidade dos Srs Parente e Zé Carlos e não de quem diz que manda mas não manda nada.
    Mas a principal mensagem que eu queria que passasse é que, enquanto eu for treinador na Naval ou noutro clube qualquer os jogadores que jogarem será sempre em função do seu trabalho e pela qualidade que nesse trabalho apresentarem e não por quaisquer pressões ou ameaças, venham elas de onde, ou de quem vierem… e não são concerteza telefonemas a procurar satisfações da não inclusão dos seus filhos nas convocatórias que vão alterar a minha maneira de ser e de agir. A mim também me custa ter que deixar jogadores de fora, que, pela sua aplicação nos treinos mereciam jogar, mas a este nível a margem é muito curta e a vertente competitiva é muito forte e o treinador deve sempre meter a equipa que lhe dá mais garantias para atingir os objectivos, há um emblema a defender, quem não entender isso está completamente fora e desfasado da realidade do futebol, mas já agora posso dizer que este ano foram utilizados 23 jogadores dos quais 20 foram pelo menos uma vez titulares, portanto muito longe dos 9 ou 10 prováveis afilhados que foi aqui referido que eu tenho.
    (cont.)

    ResponderEliminar
  8. (cont.)
    Ao pai anónimo, e é pena que seja anónimo posso lhe dizer que obviamente tem direito à sua opinião e essa vale o que vale, mas, valerá sempre muito mais se for sustentada em dados reais e não por aquilo que lhe pareça ou apenas por simpatias. Em relação à interrupção de ciclos, há quem defenda que os jogadores devem ter vários treinadores durante a sua formação, outros defendem o contrário, eu acho que as duas formas resultam desde que as coisas sejam feitas de uma forma competente. Se houve prejuízo para a equipa e para os jogadores os números falam por si e o futuro o dirá, mas o Sr. baseia-se em quê, para o referir? Em termos individuais serão os jogadores a darem resposta, em termos colectivos digo-lhe, que a prestação deste ano em nada ficou a dever a anos anteriores como comprovam os resultados, a equipa foi sempre bastante elogiada pela sua boa organização e pela sua excelente condição mental e física e isso doa a quem doer é trabalho do seus treinadores, não se procure fazer de uma época em que os objectivos propostos foram claramente conseguidos uma época de insucesso, não se entre em comparações absurdas, como já aqui foi feito, de comparar o distrital de escolinhas e de infantis com o campeonato nacional de juvenis…… campeão de infantis e só com um empate também eu já fui no Cova Gala, um clube com muito menos recrutamento que a Naval…… uma das poucas bases de comparação séria que eu encontro, e não querendo entrar em grandes considerações sobre o trabalho de outros, pois não tenho legitimidade e autoridade para o fazer, …mas ainda assim digo, que há 2 anos em iniciados a Naval ficou 2 pontos à frente do Rio Maior e este ano ficou 22 pontos á frente em juvenis.
    Todos nós queríamos passar à 2ª fase e demos o nosso máximo para o conseguir, mas, lutámos com adversários com armas bem diferentes e apesar disso tivemos na luta até à última jornada. Pena tenho, que se pudesse contar mais e com mais alguns jogadores a história seria bem diferente. Mas o futebol é isto mesmo.
    Para finalizar, aproveito para agradecer a todos que nos acompanharam e nos deram sempre todo o apoio.
    Aos jogadores que foram fantásticos e que dignificaram bastante a camisola e o clube que representam, a época foi muito bem conseguida apesar de alguém o querer minimizar e devem ficar orgulhosos daquilo que fizeram e de certeza que terão mais oportunidades para fazer coisas bonitas no futuro, esta foi apenas mais uma etapa na vossa formação como homens e atletas e eu espero ter contribuído positivamente para isso.
    Ao administrador deste blogue, dizer-lhe que não lhe reconheço moral ou quaisquer competências para fazer qualquer tipo de juízo sobre o meu trabalho como treinador e que deveria ser mais contido e moderado nos posts e nos comentários que faz, tratar com mais respeito as pessoas e fazer as análises e as conclusões que tira sustentadas em verdades e não o contrário, o maior ignorante é aquele que não sabe e não sabe que não sabe e então quando tenta fazer dessa ignorância uma virtude torna-se absolutamente ridículo e mais, o seu blogue até tem coisas boas e originais mas infelizmente as coisas boas não são originais e as originais não são boas.
    Passar bem.
    O Treinadores dos juvenis da Naval 2009/10
    João Camarão, João Luis e João Cravo

    ResponderEliminar
  9. Este post deu pano para mangas, foi o meu melhor post, não sabia que a minha opinião afectava algumas pessoas, algumas muito burras, porque não perceberam a mensagem e a quem se destinava, outros por ignorancia do que se passa dentro do futebol jovem, e eu quem sou? afinal de contas ninguém.
    Mas este não é o local para o João Camarão e o Vinagre falarem, esse local é um dia destes junto do coordenador, para tirar algumas duvidas, e alguns mal entendidos.
    Porque a epoca ainda não acabou e ainda há um escalão a defender, e temos, sim temos, todos juntos dar força a estes juniores para ficarem na 1ª divisão.
    E roupa suja é propria das beatas e dos fracos, que só se sabem movimentar como ratos de esgoto que aplaudem a frente e por tras...pimba.

    ResponderEliminar